domingo, 24 de junho de 2007

Décio Moraes
artista plástisco
40 anos
São Paulo
S.P


























quarta-feira, 20 de junho de 2007

Rogério Araújo

.



















idade: 31
Estado: São Paulo
Profissão: Administrador de serviços (a fotografia é apenas um hobby)
material utilizado: Camera fotográfica 3.2 megapixels


Meu trabalho é simples e quer mostrar apenas que é preciso que tenhamos uma visão diferente de nossa cidade. Descobrindo-a nos detalhes saberemos que somos turistas dentro de nossa própria terra. Rogério Araújo
17/06/07 `a 24/06/07
.

Banksy

.






















Banksy é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Nascido em Bristol, Reino Unido em 1975 seus stencils são facilmente encontrados nas ruas de Londres.
Não se sabe a identidade de Banksy. Ele não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo.
Recentemente, ele trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.
Sua obra é carregada de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder.
Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.
Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras....
Pouco se sabe sobre o artista Banksy, a não ser que ele é genial. E é melhor que ele continue no anonimato já que grande parte da polícia de Londres procura o cara por “pichar” as ruas. É claro que esses caras não entendem patalhufas de arte. Vale muito a pena visitar o seu site e conhecer todos os seus trabalhos

http://www.banksy.co.uk/



Escher

.


























Mauritus Cornelis Escher, nasceu em Leeuwarden na Holanda em 1898, faleceu em 1970 e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Na sua juventude não foi um aluno brilhante, nem sequer manifestava grande interesse pelos estudos, mas os seus pais conseguiram convencê-lo a ingressar na Escola de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitectura. Foi lá que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita.
Com o professor Mesquita, Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que levou Mauritus a abandonar a Arquitectura e a seguir as Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, Escher decide viajar, conhecer o mundo! Passou por Espanha, Itália e fixou-se em Roma, onde se dedicou ao trabalho Gráfico. Mais tarde, por razões políticas muda-se para a Suíça, posteriormente para a Bélgica e em 1941 regressa ao seu país natal.
Estas passagens por diferentes sítios, por diferentes culturas, inspiraram a mente de Escher, nomeadamente a passagem por Alhambra, em Granada, onde conheceu os azulejos mouros. Este contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem, pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstracto-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc.
.

Frida Kahlo

.






















Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu em 6 de 1907- em Coyocán, e faleceu em 13 de julho de 1954, foi uma pintora mexicana.
Filha de um fotografo judeu-alemão e uma mestiça mexicana, em 1910 contrai poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de enfermidades, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo de sua vida. A poliomielite deixa uma lesão em seu pé direito com isso, ganha um apelido "Peg-leg Frida". A partir disso ela começa a usar calças, depois, longas e exóticas saias, que vieram a ser uma de suas marcas registradas.
Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintura em uma idade precoce. Embora seu pai encarasse a pintura como um passatempo, sua filha não estava particularmente interessada na arte como uma carreira e não a perseguia seriamente.
Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelado.
Em 1925 aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez; um acidente de automóvel nesse mesmo ano deixa-a com lesões permanentes. Durante sua longa convalescência começa a pintar.

Auto-retrato em um vestido de veludo (1926)
Em 1928,quando Frida Kahlo entra no Partido comunista mexicano, ela conhece o muralista Diego Rivera, com quem se casa no ano seguinte. Entre 1931 e 1934 passa a maior parte do tempo em Nova Iorque e Detroit com Rivera.
Entre 1937 e 1939 Leon Trotski vive em sua casa de Coyoacan.
Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista em um ensaio que escreve para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Não obstante, ela mesma declara mais tarde: "Acreditavam que eu era surrealista, mas não o era. Nunca pintei meus sonhos. Pintei minha própria realidade".
Em 1939 expõe em Paris na galeria Renón et Colle. A partir de 1943 dá aulas na escola La Esmeralda, no D.F. (México).
Em 1953 a Galeria de Arte Contemporânea desta mesma cidade organiza uma importante exposição em sua honra.
Alguns de seus primeiros trabalhos incluem o "Auto-retrato em um vestido de veludo" (1926), "retrato de Miguel N. Lira" (1927), "retrato de Alicia Galant" (1927) e "retrato de minha irmã Christina" (1928).
Quatro anos após a sua morte, sua casa familiar transforma-se no Museu Frida Kahlo.
Pesquisadores mexicanos descobriram que Frida Kahlo poderia ter sido envenenada por uma das amantes de Diego Rivera. Diego teria mandado uma de suas amantes colocar veneno de rato na comida de Frida. Essas pesquisas foram feitas com base na autópsia de Frida Kahlo
No ano de 2002, sob a direção de Julie Taymor, é lançado o filme que narra a história da pintora, interpretada pela actriz Salma Hayek. A longa metragem conta ainda com a presença de Alfred Molina interpretando DiegoRivera.
.

O que?Quem? Onde?


Como um primeiro contato, gostaria de contar rapidamente o que `e a Public Gallery:

Criado em 26 de maio de 2007 no orkut,com a proposta de difundir a arte. A galeria publica do orkut, na verdade uma galeria virtual, expoe todos os trabalhos enviados, e vale qualquer coisa: foto, ilustracao, pinturas, gravuras, videos, audio, esculturas e ate poesias, e frases, sendo que as imagens ficam expostas no album, os poemas nos depoimentos, e os videos...adivinha...Enfim, os trabalhos sao trocados semanalmente, e por isso esse espaco foi criado, para que os trabalhos possam ficar expostos por tempo indeterminado, e para que possamos trocar informacoes alem do orkut...
No entanto....continue frequentando nossa pagina:


http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=100714730302681851